RIS 2013‎ > ‎

Programa


Workshop em Sistemas Regionais de Inovação

Programa Preliminar

 Um sistema regional de inovação moderno é composto por atores que trabalham de forma alinhada para impulsionar a inovação em suas organizações.  Deste modo, ganham vantagem competitiva e trazem benefícios sociais e econômicos e expandem o número de oportunidades para o seu pessoal.

 Smart People

Pessoas são o coração de qualquer sistema regional de inovação.  O desenvolvimento de pessoas em inovação é um elemento chave em qualquer sistema regional que se preze.  Que histórias simples podemos ouvir sobre este tópico, diretamente das pessoas e instituições que são parte de um sistema de inovação?

 Smart Knowledge

Conhecimento & tecnologia são os nutrientes necessários para promover a inovação, desde a geração da idéia até a transferência e operacionalização desta idéia em um produto ou serviço de sucesso. Onde está o conhecimento, como criá-lo e fazê-lo fluir?

 Smart Networks

Sistemas regionais de inovação compreendem atores da hélice tripla (governo, academia e indústria) que necessitam estar conectados.  A importâncias destas conexões e quão eficiente elas são demonstram o quão moderno um sistema regional de inovação pode ser.

 Smart Regions (Innovation Locus)

Pessoas, instituições e redes necessitam de um local para operar, uma região com infraestrutura e elementos que fazem a inovação algo possível.  Parques tecnológicos e científicos, universidades e Laboratórios de P&D nas empresas são parte deste Locus de inovação, assim como a mobilidade e residência das pessoas inovadoras na região.

 

5/Mar/2013 (Terça) Dia 1 – Políticas Regionais de Inovação em 2 Continentes

13:00 – 13:30             Inscrição e Boas-vindas

 

13:30 – 15:30             Sessão 1

Comissão Européia (Europa): o que representa a Comissão Européia no desenvolvimento da inovação dentro e fora da Europa?  Quais são as possibilidades de colaboração e como reforçar a troca de idéias, conhecimento, tecnologias, produtos e serviços entre os players europeus e nosso players locais? Podemos ter uma agenda sintética, focada em ação e imediata com eles?

            Palestrante: Piero Venturi (Officer of Science and Technology – European Commission Delegation in Brasília)

            Palavras-chave: internacionalização, cooperação, oportunidades de projeto, políticas de inovação

 

Regione Emilia-Romagna (Emilia-Romagna - Itália): uma análise em como o sistema regional de inovação é organizado em uma das regiões mais excitantes da Europa, cujos setores econômicos e cultura mostram sinais de similaridade como a maior partes das regiões sul-americanas.  Lições a aprender para aqueles que desejam seguir este caminho, contada por alguém que já fez esta jornada.  O papel da ASTER como uma entidade central da promoção da inovação.

            Palestrante: Sofia Miceli (Representante da ASTER – Itália).

            Palavras-chave: políticas de inovação, parques tecnológicos, clusters, networking.


Ministerio de Ciencia y Tecnología de la Provincia de Córdoba (Argentina): como a região de Córdoba está desenvolvendo suas próprias políticas de inovação.  A interação com outros atores, os objetivos e a construção da estratégia: uma iniciativa em andamento.

            Palestrante: Prof. Ing. Hugo Alberto Dellavedova (Secretario de Innovación y Vinculación Tecnológica - Ministerio de Ciencia y Tecnología de la Provincia de Córdoba - Argentina)

            Palavras-chave clusters, liderança governamental, incentivos.

 

15:30 – 15:50             Coffee break

 

15:50 – 18:00             Sessão 2

Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil): nos últimos anos, com a aprovação da Lei da Inovação, o Brasil mantém uma forte política de promoção da inovação.  Uma declaração sobre o estado atual sobre a inovação no Brasil e como isso afeta os sistemas regionais de inovação: oportunidades, desafios e ambições.

            Palestrante: Dr. Álvaro T. Prata (Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – Brasil)

            Palavras-chave: políticas de inovação instrumentos, educação

 

Fapesc (Santa Catarina): o papel da agência financiadora de pesquisa e inovação em Santa Catarina.  Passado, presente e futuro do suporte direto do governo para o desenvolvimento da inovação em Santa Catarina e as oportunidades para colaboração futura com outras regiões.

            Palestrante: Sergio Gargioni (Presidente da Fapesc - Brasil).

            Palavras-chave: sistemas regionais de inovação, instrumentos, incentivos, internacionalização.

 

            Mesa-Redonda - Sistemas regionais de inovação: políticas, cooperação, internacionalização e o cenário atual para inovação

            Mediador: Enrico Wolleb (Diretor de ISMERI Europa)

            Participantes: Piero Venturi (Officer of Science and Technology – European Commission Delegation in Brasília); Sofia Miceli (Representante da Regione Emilia-Romagna – Itália); Roger Homar Illanes (Ministro de Ciencia y Tecnología de Córdoba - Argentina); Dr. Álvaro T. Prata (Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – Brasil); Sergio Gargioni (Presidente da Fapesc - Brasil); Santiago Etchavarría (Diretor do Centro de Ciencia y Tecnología de Antioquia - CTA - Colômbia).

 

19:00 h.  Tour e recepção/jantar aos Palestrantes na Cooperativa Aurora.  Apenas para convidados.

 

6/Mar/2013 (Quarta) Dia 2 – Negócios, Pessoas e Empreendedorismo em Sistemas Regionais de Inovação

9:00 – 9:20                 Inscrição e Boas-vindas


9:20 – 10:50               Sessão 3

CTA (Medellín / Colômbia): o que uma das cidades mais inovadoras na América do Sul pode nos dizer sobre a organização e esforço ao redor do seu sistema regional de inovação? Quais são as possibilidades de network com eles?

            Palestrante: Santiago Etchavarría Escobar (Diretor do Centro de Ciencia y Tecnología de Antioquia - CTA - Colômbia)

            Palavras-chave: sistemas regionais de inovação, empreendedorismo, incentivos, networking.

 

Cidade de Lindóia do Sul (Santa Catarina): a pequena cidade de Lindóia do Sul é uma entre muitas outras em nossa região onde a agricultura tem um papel relevante na economia.  Fustigada pela competição de outras regiões e sem uma base industrial (ou uma grande empresa servindo como âncora), a cidade está implementando uma estratégia única para criar seu próprio micro-sistema regional de inovação, transformando fazendeiros simples em empreendedores que adicionam valor aos seus produtos.

            Palestrante: Marinês Perondi (Secretária de Administração de Lindóia do Sul – Brasil).

            Palavras-chave: sistema regional de inovação, adição de valor, denominação de origem, política

 

10:50 – 11:00             Short break.


11:00 – 12:15             Sessão 3 (continuação)

Epagri (Santa Catarina): a companhia estadual de pesquisa agropecuária é responsável por transformar a realidade da agricultura no estado, provendo assistência e expertise a milhares de pequenos agricultores.  Qual é o papel da Epagri no sistema de inovação do agronegócio e a relevância para pequenas PMEs e produtores?

            Palestrante: Osvaldir Dalbello (Pesquisador Sênior na Epagri - Brasil).

            Palavras-chave: transferência tecnológica, adição de valor, cooperação, networking

 

UnoChapecó & Acafe (Santa Catarina): o sistema de universidades de estado (Acafe) e o organizador deste workshop (UnoChapecó) são elementos cruciais na regionalização de políticas e estratégias de inovação. O que as universidades locais estão progressivamente fazendo para atuar mais efetivamente no desenvolvimento do sistema regional de inovação?

            Palestrante: Cláudio Jacoski (Vice-Reitor – UnoChapecó - Brasil)

            Palavras-chave: educação, sistema regional de inovação, transferência tecnológica, networking

 

12:15 – 13:30             Almoço

 

13:45 – 15:30             Sessão 4

Sebrae (Santa Catarina): o Sebrae (e sua seção em Santa Catarina) é uma instituição que dá suporte às PMEs no Brasil.  O Sebrae/SC está desenvolvendo um programa para formar agentes locais de inovação.  Que lições podemos aprender deste programa e o que (não) esperar?

            Palestrante: Urandí Flores Boppré (Gerente da Unidade de Empreendedorismo e Inovação - Sebrae/SC – Brasil).

            Palavras-chave: empreendedorismo, agentes de inovação, transferência tecnológica, PMEs

 

Acate (Santa Catarina): Acate, uma associação industrial que está organizada em clusters (p.ex., agronegócio), explica como está a inovação no agronegócio em Santa Catarina, os desafios, os players, o sistema e as ações.  Tudo guiado pela atual desenvolvimento de seus membros, que iniciaram como startups e atualmente são empresas bem estabelecidas.

            Palestrante: Ernani Zottis (Presidente do DEATEC - ACATE - Santa Catarina)

 

15:30 – 16:00             Coffee break

 

16:00 – 18:00             Sessão 5 

Umwelt (Santa Catarina): uma pequena empresa em tecnologias ambientais/biotecnologia explica como se desenvolveu pela oferta de expertise e desenvolvimento de tecnologias.  Uma verdadeira inspiração para tecnologistas que pretendem empreender, onde o valor da tecnologia e conhecimento ainda precisa ser reconhecido por vários potenciais clientes e usuários.  Um relato das melhores práticas no relacionamento com universidades e partners de pesquisa na região e exterior.

            Palestrante: Nelson Libardi Jr. (UMWELT Biotecnologia Ambiental - Diretoria de Consultoria e Pesquisa – Brasil)

            Palavras-chave: empreendedorismo, inovação tecnológica, cooperação, internacionalização, biotecnologia.

 

CRPA (Emilia-Romagna – Itália): a importância da tecnologia no desenvolvimento e agregação de valor na cadeia do carne e leite.  Os casos do Prosciutto di Parma e queijo Parmegiano-Regiano. O papel da qualidade e inovação para aumentar a competitividade e competitividade em uma região com similaridades a Santa Catarina.

            Palestrante: Carla Cavalini (Centro Ricerche Produzioni Animali C.R.P.A. S.p.A. – Italy).

            Palavras-chave: agronegócio; criação de valor; denominação de origem; transferência de tecnologia.

 

            Mesa-Redonda: oportunidades de negócio e desafios para a indústria e a promoção da inovação.

            Mediador: Diógenes Feldhaus (Partner na Okyra Consultoria - Brasil)

            Participantes: representantes da indústria das 5 regiões.


18:00 – 18:15             Sessão 6

Fapesc (Santa Catarina) e o Projeto Cooperativo de Estratégias de SRIs para PMEs (4 Regiões): um sumário do projeto apoiado pela Comissão Européia com as regiões da Emilia-Romagna, Baden-Württemberg, Córdoba e Santa Catarina.  Novas ações e iniciativas que serão desenvolvidas a partir de Santa Catarina.

            Palestrantes: Enrico Wolleb (Diretor da ISMERI Europa); Diógenes Feldhaus (Partner na Okyra Consultoria - Brasil).

 

Final do Workshop.

 

19:00  Jantar/recepção com os palestrantes na Cooperativa Aurora.  Apenas para convidados.










Comments